Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Neste final de semana (21 e 22 de setembro), o Festival de Cinema de Maringá recebe cineastas de todo o País. Durante o evento, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas – ABD Nacional, que é uma associação de cineastas do Brasil, com ênfase no gênero documentário, mas também aberta a realizadores de filmes de curta metragem de ficção, de animação e experimentais, que buscam inovar não apenas na maneira de fazer filmes, mas também, na forma de se fazer política cultural no Brasil, realiza um encontro oficial para comemorar seus 40 anos e também  realiza assembleia de eleição da nova diretoria. São esperados mais de 40 cineastas de diversas regiões para o evento, entre eles, nosso colega Leandro Bezerra Cunha (ARQ/CAC), ex-presidente da ABD Goiás.

Atualmente a diretoria da ABD nacional, eleita em março de 2012 em Salvador, tem a seguinte composição: Jaime Lerner (RS), presidente; Clementino Jr (RJ), vice-presidente; Juliane Almeida (TO) secretária; Kleyton Marinho (PI) e Sérgio Uchoa (AM), tesoureiros; Guto Pasko (PR), diretor de articulação e integração; Caroline Araújo (MT), diretora de comunicação e novas mídias; Marco Aurélio Ribeiro (MG), diretor de mercado e negócios; André Leão (DF), diretor de pesquisa e projetos.

A ABD , é a única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as 27 capitais das Unidades Federativas do Brasil e também em algumas cidades do interior. Foi fundada dia 11 de setembro de 1973, durante a segunda Jornada de Cinema da Bahia, em Salvador.

Inicialmente era uma entidade de cineastas que dividia a sede entre Rio e SP e que posteriormente provocou o surgimento de ABDs em vários estados do Brasil. Em 1993, no festival de Curtas de São Paulo, o Conselho da ABD torna a ABD Nacional uma entidade federativa composta por ABDs dos diversos estados e regiões.

Nestes quarenta anos a entidade lutou pela implementação de políticas públicas, reflexão e qualificação do cinema brasileiro, representando realizadores de documentários, curtas de ficção, animação, longas de baixo orçamento, o universo dos realizadores abrigados nas ABDs que hoje se encontram nas 27 unidades federativas.

No Paraná o braço da entidade é Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – AVEC / (ABD/PR). Atualmente a AVEC é presidida pela cineasta Salete Sirino e Guto Pasko é o vice-presidente.

A ABD-Nacional tem como objetivos defender, promover e difundir a obra audiovisual brasileira; promover o aperfeiçoamento de seus associados, através de intercâmbios, cursos, debates, mostras e festivais de cinema; promover campanhas visando o desenvolvimento de projetos culturais relevantes para os realizadores de obras audiovisuais; representar e defender os interesses das Entidades Afiliadas e de seus associados junto a órgãos públicos e privados afetos à atividade audiovisual; entre outros.

Fonte: Ministério da Cultura e Fest Cine Maringá


BUSCA