Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A ferramenta, desenvolvida pelo professor Iamar Zuza de Araújo, pode ser baixada gratuitamente pela internet para auxiliar na localização de endereços

Os/as cidadãos/ãs  que transitam por Goiânia agora têm à disposição, na internet, um novo aplicativo de busca de endereços que permite consultas por bairro e quadra. A ferramenta é oferecida gratuitamente no site www.gynmap.com.br. De selo goiano, a página apresenta um mapa da cidade no qual é possível marcar, simultaneamente, diversos pontos de interesse. O usuário/a pode, inclusive, visualizar a rota offline e solicitar a navegação até o destino.

O Gynmap foi desenvolvido pelo professor Iamar Zuza de Araújo, do curso de Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação UFG, Iamar conta que o aplicativo permite uso compartilhado de informações - um recurso que possibilita o envio de marcações por e-mail, para que o destinatário seja guiado ao endereço apontado pelo remetente.

“Pode-se enviar para o próprio e-mail, com a intenção de abrir posteriormente em um smartphone e, ao clicar no link, abre-se o navegador do aparelho para guiar a pessoa até o local marcado. No caso de se enviar para outra pessoa, pode servir para alguém solicitar à outra pessoa uma visita a um ou mais locais, ou até marcar um encontro, já passando as posições com razoável precisão”, explica.

Iamar Zuza avalia que o GynMap deve contribuir para desafogar o tráfego de veículos intenso na Capital. “Nosso trânsito está extremamente saturado e penso que quanto mais eficientemente os veículos chegarem ao seu destino, menos tempo teremos na rua, aliviando, assim, um pouco o nosso ir e vir.” 

Entre os critérios de endereçamento, o professor diz que prefere o modelo por numeração predial, com bairro, quadra e lote. “Pessoalmente, acho este um modelo mais organizado do que o de setor, logradouro, número. De qualquer forma, estamos empreendendo esforços para trazer mais esta modalidade de pesquisa”, adianta o programador sobre melhorias na ferramenta GynMap.

Responsabilidade Social

Iamar Zuza relata que criou o aplicativo para facilitar a vida das pessoas que circulam pela capital. A dificuldade para trafegar em Goiânia foi percebida pelo próprio criador do GynMap. “Como professor de Computação da PUC Goiás, sempre ensinei aos/às meus/minhas alunos/as que o papel do profissional dos cursos de computação é utilizar o computador para ajudar a resolver os problemas da sociedade e não ficar somente envolvido com máquinas. Os resultados e frutos colhidos são consequência desse dever cumprido. A ideia surgiu das dificuldades que tive em encontrar os endereços. As pesquisas nos aparelhos de GPS (em português, Sistema de Posicionamento Global) são precárias e as respostas do Google Maps são insuficientes e demoradas”, conclui.

Clique aqui para conhecer o aplicativo desenvolvido pelo nosso colega

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do professor Iamar Zuza e da Assojaf-GO


BUSCA