Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A terceira reunião da comissão de negociação, composta por representantes da entidades sindicais e da Reitoria da PUC-Goiás, realizada na última quinta-feira (29/04), frustro nossas expectativas de resolução do processo negocial em menos tempo.

 

 

No que diz respeito ao reajuste salarial, a Reitoria apresentou índice inferior à reposição das perdas que acumulamos nos últimos anos, com o agravante de ser uma vez mais, parcelado em índices modestos: 2,5% em maio, 0,4% em junho e 0,4% em agosto, e 1% em fevereiro de 2011,totalizando 4,3%. Frente ao posicionamento d@s representantes d@s professor@s de não chamar nova assembléia da categoria para debater essa proposta de índice, a Reitoria solicitou tempo para pensar.

Em relação ao concurso para contratação de professores, a Reitoria formalizou, verbalmente, a proposta de concursos para horistas com até 40 horas. Na oportunidade, argumentamos que este tipo de contrato aprofunda a precarização pela qual tem passado nossa categoria, além de ressaltarmos o não cumprimento da seleção interna para transformação do contrato de horista para tempo contínuo e integral, já previsto no acordo coletivo. Contudo, comprometemo-nos a apresentá-Ia e debatê-Ia com tod@s @s professores da PUC Goiás.

Frente à nossa reivindicação relativa às promoções, a Reitoria diz que não pode assumir este compromisso de imediato. Diante de nossos argumentos em favor de maior estabilidade e tranqüilidade para os professores, o aprofundamento de seus vínculos com a PUC-Goiás, a melhoria na qualidade do ensino, melhores perspectivas e maior satisfação profissional, acordamos em aprofundar a discussão sobre a constituição de uma comissão paritária permanente que, com base nas experiências anteriores, elabore uma proposta para ser discutida por tod@s e posteriormente levada ao CEPE.

Sobre o quarto ponto de pauta, a recuperação de nossa estabilidade com integralidade, modificando a cláusula quinta no que diz respeito à demissão de professr@s aos 70 anos, a Reitoria afirmou que não pretende alterar a redação atual.

Entendemos que para a continuidade das negociações faz-se necessário que as discussões se realizem com a apresentação, por parte da Reitoria, de propostas e contrapropostas factíveis e que levem em consideração e contemplem as reivindicações apresentadas pel@s trabalhador@s, já que a intenção manifesta inicialmente pela Reitoria foi com o compromisso de um processo negocial rápido erespeitoso para com todos nós.

            Só com participação e mobilização detod@s conseguiremos manter o respeito aosnossos direitos e obter vitórias!!!

            "Não fique aí parado, você também é..."

 


BUSCA