Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

 

O lançamento ocorrerá no dia 29 de agosto, no Campus V da PUC Goiás

Docente do Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Jurídicas da PUC Goiás, o colega doutor Gil César Costa de Paula lança no dia 29 deste mês, às 19h30, na Sala 101 do Bloco B, no Campus V, o livro “Justiça global: Estado, Cidadania e Políticas Públicas no mundo atual”, pela Editora Vieira. A obra reúne artigos produzidos pelos/as seus/suas alunos/as do Mestrado e da graduação em Direito da PUC Goiás, materializando a proposta de promover o diálogo entre juristas, internacionalistas e ambientalistas, áreas que compõem esse Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, e a produção científica dos corpos docente e discente, concretizando a idéia de integração vertical entre os acadêmicos.

 

A idéia original do livro surgiu na disciplina "Justiça Global", que ministrou no Mestrado em Direito da PUC Goiás em 2010. Os artigos são contribuições dos mestrandos que cursaram a disciplina “e aceitaram o desafio de produzir estes escritos”, escreveu o autor. Também fazem parte do livro artigos produzidos por alunos de graduação em Direito que participaram de projetos de pesquisas orientados por ele, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Goiás, com bolsa de pesquisa do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Direito.

Justiça global

“Ao reunir temas tão variados como políticas públicas, Estado Social, Estado Liberal, direitos humanos, Constituição brasileira, meio ambiente e sustentabilidade, tortura, educação, consumo, dignidade na velhice, dentre outros, Gil César o faz sob o prisma de um fio condutor que dá sentido à sua disciplina no Mestrado e à publicação: a justiça global”, escreveu a professora doutora Geisa Cunha Franco, coordenadora do Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento da PUC Goiás, na apresentação da obra. “A idéia de justiça global, embora pareça utópica, é uma idéia que veio para ficar, transformar-se em bandeira de luta dos movimentos da sociedade civil global, repercutir nas orientações das organizações internacionais e nas políticas públicas dos diferentes Estados, e, espera-se, resultar em exercício cotidiano dos cidadãos e dos governos”, afirmou.

“Senão, como é possível pensar um mundo em que capital, produtos, serviços e informações circulam livremente e as pessoas ainda encontram enormes barreiras para exercer sua liberdade de ir e vir e de trabalhar? Como é possível um mundo onde idéias circulam a toda velocidade, mas as noções de justiça ainda são circunscritas a barreiras nacionais? Díspares, se aplicam com casuísmo conforme a condição social e a nacionalidade do destinatário”, destacou a Coordenadora do Mestrado da PUC Goiás.

Autor

O professor Gil César Costa de Paula é graduado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal de Goiás, por onde fez o Mestrado em Direito Agrário e é doutor em Educação. Analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, exerceu a chefia do Núcleo de Licitação do TRT 18ª Região e atualmente é vice-coordenador do Mestrado em Direito da PUC Goiás.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Divisão de Comunicação da PUC Goiás


BUSCA