Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

 

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás, por meio do Programa de Mestrado em História (PMHis), teve efetiva participação no XXVI Simpósio Nacional de História ANPUH: 50 anos, em São Paulo, 17 a 22 de julho, na Universidade de São Paulo (USP). Na oportunidade os professores Eduardo Gusmão de Quadros e Eduardo José Reinato lançaram livros que refletem a intensificação dos estudos e pesquisas desenvolvidas na PUC Goiás, e que já atingem resultados importantes em nível nacional. Os livros foram editados por editoras do eixo Rio/São Paulo.

O livro “Performances Culturais”, o segundo lançado pelo acordo entre a Editora da PUC Goiás e Hucitec, consolida uma parceria alcançada graças ao esforço da Editora e do Programa de Mestrado em História. Essa união se deve, ainda, à eficiência da política de incremento científico do Estado de Goiás, através da montagem da Rede Goiana de Performances Culturais, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), logrando resultados efetivos, como o livro. 

 Livros

O livro “Evangélicos e mundo estudantil: Uma história da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (1957-1987)”, do professor Eduardo Gusmão de Quadros, de 2011, pela Editora Novos Diálogos (www.novosdialogos.com), preenche um espaço, pois a literatura que aborda os movimentos estudantis pouco focaliza a presença das organizações religiosas em seu meio. Por outro lado, a historiografia que trata do protestantismo aborda mais as igrejas, deixando de lado entidades paraeclesiásticas como a Aliança Bíblica Universitária. Elas foram importantes na formulação do protestantismo no Brasil, principalmente nas últimas décadas. Nessa obra, focaliza a história de uma organização missionária que trabalha com a juventude estudantil a partir das suas diferentes configurações identitárias.

Já o livro “Performances culturais”, dos professores Eduardo José Reinato, Heloisa Selma Fernandes Capel e Robson Corrêa Camargo (organizadores), pela Editora Hucitec/PUC Goiás, 2011. Trata-se de coletânea de textos que reúne pesquisadores de diferentes instituições, que se voltam para o diálogo sobre performances culturais e história. O livro é o resultado de um esforço coletivo e inter e multidisciplinar para debater o conceito de performance. As discussões desta coletânea se apresentam advindas de muitas regiões e legiões estrangeiras; dos estudos da arte, da antropologia, da lingüística, da história, dos estudos culturais. O vasto campo de suas raízes converge na ampla concepção de performance, no esforço para ler objetos de cultura que se oferecem às diversas perguntas e olhares. Os textos trançados neste livro são feitos de linhas que enlaçam a tridimensionalidade de objetos, arranjados para fins metodológicos de análise e que se realizam em múltiplas vias, cruzamentos, determinações e espaços.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Divisão de Comunicação da PUC Goiás


BUSCA