Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, um dos maiores eventos científicos do país terminou na sexta-feira (15/07). O evento, que foi sediado na Universidade Federal de Goiás, discutiu a temática “Cerrado: água, alimento e energia”. A presidente da SBPC Helena Nader e o reitor da UFG, Edward Madureira, concederam coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira para fazer um balanço do evento. A reunião recebeu 8.886 participantes de todos os estados brasileiros, sendo 2.229 oriundos de Goiás (cerca de 25%). A Expo T & C, que chegou na 19ª edição reuniu 135 instituições e 90 expositores com suas iniciativas no ensino, pesquisa, cultura, ciência e inovação.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) levou sua editora ao espaço com livros e publicações de professores da instituição ao participar com 26 trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC) e 60 artigos de acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de professores e pró-reitores participantes de mesas-redondas.

A programação sênior reuniu 438 palestrantes, sendo 314 de outros estados, 174 conferências, mesas redondas, simpósios, encontros e 80 minicursos. A SBPC Cultural, com atrações de música, teatro, dança, exposição de artes visuais e fotografias exibiu mais de 70 atividades atingindo o público de 5 mil pessoas por dia. A SBPC Jovem contou com 80 oficinas e um público de 4.500 pessoas.

Durante a coletiva, o reitor Edward pontuou três pautas que considerou primordiais no evento: a discussão sobre o pré-sal, o marco regulatório da Ciência e Tecnologia no país e o Plano Nacional de Educação. “A pesquisa é obrigada a lidar com tantos entraves, que segue os mesmos padrões na legislação brasileira. É impossível fazer Ciência com essa base, não queremos falta de controle, mas as normas precisam ser revistas”, pontou o reitor. 

A presidente da SBPC informou que o próximo encontro será em São Luís, no Maranhão, em comemoração aos 400 anos da cidade. Todavia, o tema ainda não foi definido. Ela também declarou que a Ciência, Tecnologia e Inovação serão encarados como megadesafio no Plano Plurianual organizado pelo Ministério do Planejamento.

Fonte: Divisão de Comunicação da PUC Goiás


BUSCA