Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

20.11.2018 Reintegracao do Professor Cirineu Almeida 1 65O Professor Cirineu de Almeida foi reintegrado aos quadros da PUC Goiás na manhã dessa terça-feira (20/11) – data simbólica na qual comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra e ano comemorativo do Cinquentenário do Curso de Arquitetura da PUC Goiás. A assinatura do termo de reintegração, em cumprimento ao mandado expedido pela 13ª Vara do Trabalho de Goiânia do TRT da 18ª Região, ocorreu na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), em clima de muita emoção, com a presença do advogado do Professor Cirineu, Dr Elias Menta Macedo; da Secretária de Comunicação da Apuc, Lucia Rincon e da equipe de funcionários/as da entidade. O processo tramitou durante cinco anos na Justiça Trabalhista, sendo vitorioso em todas as instâncias, e recebeu o número 0010136-40.2013.5.18.0013. Acesse aqui a tramitação da matéria no TST

20.11.2018 Reintegracao do Professor Cirineu Almeida 1 53"Hoje, no dia 20/11, Dia da Consciência Negra, muito honrado fiquei por poder participar do ato formal da reintegração do Professor Cirineu, por ter a plena e total convicção de que fora feita justiça ao Professor, que desde a sentença de primeiro grau até o julgamento do recurso no Supremo Tribuna Federal, tivemos provimentos judiciais no sentido de reconhecer a ilegalidade de sua demissão", afirmou o Dr Elias Menta, advogado do Professor Cirineu de Almeida no referido processo trabalhista.

20.11.2018 Reintegracao do Professor Cirineu Almeida 1 85Em 2012, o Tribunal Regional do Trabalho em Goiás (TRT-GO) determinou que a Sociedade Goiana de Cultura (SGC) e a PUC Goiás reintegrassem o professor Cirineu de Almeida ao quadro funcional da instituição e efetuassem o pagamento dos salários, férias com 1/3, 13º salário e FGTS referentes ao período de afastamento do docente. Na época, a sentença proferida pela juíza Célia Martins Ferro, da 13ª Vara do Trabalho de Goiânia, previa também o pagamento de indenização por danos morais ao professor Cirineu. O valor, conforme explicitado pela sentença na época, também possuía o "caráter pedagógico" para a instituição pela prática discriminatória de demissão de professores/as aos 70 anos. A SGC e a PUC Goiás recorreram da decisão e o processo continuou tramitando na Justiça Trabalhista.

20.11.2018 Reintegracao Professor Cirineu Almeida.1 87Cirineu de Almeida ingressou na PUC Goiás em setembro de 1980 para lecionar na Faculdade de Arquitetura, tendo sido dispensado em abril de 2012, juntamente com a Professora Sáida Cunha, em razão de ter completado 70 anos de idade. Em 2012, a sentença do TRT-GO que havia determinado a sua reintegração à PUC Goiás – onde lecionou por mais de três décadas – já foi comemorada, mas por pouco tempo, pelos/as colegas, alunos/as e ex-alunos/as. Firme na reivindicação pelos seus direitos e com fé na Justiça, Cirineu aguardou todos os anos seguintes pela tramitação do processo, estando sempre presente na Sede da Apuc.

20.11.2018 Reintegracao do Professor Cirineu Almeida 1 68Cirineu de Almeida é o quarto Professor da PUC Goiás a ser reintegrado por decisão judicial pelo fato de ter sido demitido ao completar 70 anos de idade – prática considerada discriminatória por todas as instâncias da Justiça Trabalhista. O primeiro Professor a ser reintegrado foi Goiaz do Araguaia Leite Vieira, do Departamento de Economia, em 13/05/2011. O segundo, foi o Professor Antônio Lúcio Ferrari, do Departamento de Arquitetura, em 25/06/2012 (acesse aqui a tramitação do processo ) e o terceiro, foi o Professor Eugênio de Britto Jardim, em 18/11/2013 (veja aqui a ata da audiência).

Clique aqui para acessar o Acórdão referente ao processo de reintegração do Professor Cirineu de Almeida

Veja aqui todas as fotos da reintegração do Professor Cirineu de Almeida

 


BUSCA