Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

14.08.2018 evento sinpro saude do professorDesde 2016, o Sinpro Goiás intensifica suas ações no campo da saúde dx professorx com a realização de diversos cursos, palestras e seminários com profissionais de várias áreas e abordagens, os quais tem proporcionado reflexões sobre a promoção, prevenção e as causas de adoecimento físico e psicossocial que assola a categoria docente, em todos os níveis de ensino. O sindicato tem recebido denúncias e investigado casos de violações de direitos, assédio moral e violência simbólica contra professorxs.

O ensino privado brasileiro, na atualidade, vem sofrendo com a mercantilização e precarização das condições de trabalho. No ensino superior, grandes grupos econômicos – como é o caso da Kroton educacional – impõem baixíssimos valores para remunerar a hora-aula, contratos de trabalho intermitente e demissão dxs profissionais com maior titulação – “x professor caro”. Com a crise dos programas governamentais de financiamento (FIES e PROUNI) quem paga a conta, mais uma vez, são xs docentes e funcionárixs, que em alguns casos são obrigados a se sujeitar até à redução de salários para permanecerem trabalhando. Na educação básica e educação infantil, a situação não é muito diferente: as escolas cada vez mais se assemelham a empresas e x docente é alçado ao papel de colaboradorx. Enquanto crescem as exigências de trabalho, cada vez mais o pedagógico fica negligenciado.

Entendendo a relação saúde/adoecimento como um processo biopsicossocial, o Sinpro Goiás acredita que as condições de trabalho e de vida de professorxs influenciam significativamente no crescente número de profissionais afastados da sala de aula. Seja por depressão, Burnout, transtorno de pânico, distúrbios osteomusculares ou mesmo por lesões vocais, as condições impostas pela organização mercantilizada do trabalho pedagógico é muito mais deletéria para x trabalhadorx da educação privada que uma suposta falta de cuidado individual, que serve muito mais para punir x docente afastado do que para compreender as situações que o levaram ao adoecimento.

É nesse sentido que o Sinpro Goiás convoca a sua base sindical para ampliar o debate sobre a saúde, as condições de vida, de trabalho e de exercício profissional dx professorx. No dia 22/08 (quarta-feira), inaugurando as atividades políticas e formativas do semestre, a entidade realizará o III Seminário Saúde dx professorx em debate cuja temática será “Cuidado integral à saúde dx professorx”. O evento contará com a participação de dois profissionais renomados no campo da atenção psicossocial à saúde: Mauro Elias Mendonça, médico, psiquiatra, homeopata e professor da Faculdade de Medicina da UFG; Gabriel Silveira Mendonça, psicólogo, mestre em Psicologia, psicoterapeuta e especialista em análise bioenergética.

Clique aqui para se inscrever no evento

Tema: Cuidado Integral à Saúde dx Professorx
Data: 22/08/2018 (quarta-feira)
Local: Auditório do Sinpro Goiás
End.: Av. Independência, n. 942, qd-943, lote 33, Vila Nova, Goiânia –GO (próximo ao Terminal da Praça da Bíblia)
Palestrantes: Mauro Elias Mendonça e Gabriel Silveira Mendonça.


BUSCA