Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

25.07.2018 8 Festa do Cinema Italiano TopoO 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizada em Goiânia, no Cinema Lumière do Shopping Bougainville, de 02 a 08/08/2018. O festival de cinema ocorrerá simultaneamente em 12 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador. 

É universal que a Itália é um dos países onde mais se comunica com as mãos. O que não é tão óbvio é que para além dos gestos mais conhecidos, existem outros que os não italianos não dominam ou nem suspeitam que existem. Gestos que todos já vimos ou costumamos ver, mas não sabemos o que significam.

A imagem da 5ª edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano – com design de Clara Barbacini e fotografia de Joana Linda – tem como base inúmeros gestos utilizados por italianos com o objetivo de divulgar o seu significado e convidar o público para o festival. Um conjunto de gestos de mãos tipicamente italianos feitos por não italianos, onde, neste caso, os protagonistas são os atores Ana Valentim e Diogo Bento. Algo que o festival também representa: Itália no Brasil ou Itália fora da Itália.

Xs italianxs são exímios em dizer, apenas com gestos, que estão contentes, aborrecidos, exaltados, com fome, que não percebem alguma coisa, que algo está perfeito, que um local está cheio de gente, que querem spaghetti ou perguntar “o que se passa?”, entre muitos outros.

É com base nesta ideia que o 8 ½ Festa do Cinema Italiano constrói um vocabulário que ensina alguns códigos, mostra que “um gesto vale mais do que mil palavras” e que podemos comunicar com uma maior liberdade de expressão, mais universal e acessível, onde não existem barreiras linguísticas. No 8 ½ Festa do Cinema Italiano, para além de cultura e filmes italianos, cada um pode ficar sabendo um pouco mais sobre a Itália, libertando, ao mesmo tempo, o italiano que há em si mesmo.

Todxs xs brasileirxs, todxs xs italianxs e não italianxs estão convidados a viver a Itália, o seu cinema, a sua cultura, a sua gastronomia, a sua linguagem oral e gestual durante o período do festival. Pelo menos, durante alguns dias.

25.07.2018 8 Festa do Cinema Italiano

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 


 


Saiba mais sobre a programação

Emma (Il Colore Nascosto Delle Cose)
A Ternura (La Tenerezza)
Aqui Em Casa Tudo Bem (A Casa Tutti Benne)
Fortunata
A Garota da Névoa (La Ragazza Nella Nebbia) 
Uma Questão Pessoal (Una Questione Privata)
Made in Italy (Fatto in Italia)
A Vida em Família (La Vita in Comune)
Pobres, mas Ricos (Poveri Ma Ricchi)
Dogman
Nico

 


BUSCA