Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

04.05.2018 oducal 1524502129 2Com a ideia de abordar a questão da educação e da justiça social, temas em que não há grandes estudos no Chile e que estiveram ausentes da agenda chilena nos níveis de pesquisa, treinamento e política, o Centro de Pesquisa em Educação Justiça Social (CIEJUS) da Universidad Catolica de Maule (Chile), lançou os livros "As Políticas Educacionais e de seu Impacto sobre as Comunidades" e "Reflexões e Experiências Educacionais de Comunidades", materiais para download gratuito (clique nos títulos para acessar), a fim de contribuir para os processos de transformação sócio-espacial.

"O Chile, um dos países mais segregados e desiguais do mundo, traz consigo uma série de injustiças sociais que precisam ser enfrentadas urgentemente. Isso implica em posicionar essa questão nos diversos níveis da sociedade, científica, política, educacional, para os quais as comunidades de pesquisadores/as são obrigadas a se comprometer com esse tipo de problema ", disse a Dra. Donatila Ferrada, diretora do CIEJUS da UCM.

Sobre o conteúdo dos dois textos, a pesquisadora UCM, explicou que "Políticas educacionais e seu impacto nas comunidades", revê "Políticas educacionais nacionais e internacionais e os efeitos que produzem sobre os sujeitos e suas comunidades, identificando situações de injustiça que eles produzem e propondo em alguns casos soluções para eles ", disse, completando que  "Reflexões e experiências educacionais das comunidades" foi proposto para "recuperar as experiências produzidas por grupos localizados em suas próprias comunidades que identificam problemas enquanto eles estão construindo soluções para eles". 

Ambos os textos são resultado dos pesquisadores do Ciejus, que realizaram diferentes estudos, envolvendo 30 acadêmicos no total, 27 nacionais -11 da UCM- e 3 internacionais.

O Ciejus possui o papel de articular pesquisadores nacionais em quatro regiões chilenas (Tarapacá, metropolitano, Maule e Araucanía) e internacional (na América e Europa), que compõem um grupo para posicionar a questão da pesquisa em educação para a justiça social tanto nacional como internacionalmente, sendo estes livros a primeira construção coletiva deste centro.

Primeira publicação digital UCM
No lançamento de publicações Horacio Hernandez, coordenador do Conselho Editorial da UCM, destacou dois aspectos destes livros, afirmando que "É a primeira vez que uma publicação digital de oficial da UCM Editorial é feito e esta publicação indica uma visão de como podemos, como universidade, fazer publicações científicas, "acrescentando que" ambos os títulos estão apontando para uma maneira particular de olhar e adquirir uma preocupação no campo educacional ", disse ele.

A cerimônia foi prestigiada pela ex-ministra da Educação do Chile, Marigen Hornkohl, que também valorizou o material posto a serviço da comunidade. "Para mim ler 11 capítulos foi ir para a convicção de olhar por trás do véu as chaves necessárias para desenvolver o que tanto anseiam e que é o desenvolvimento humano integral ", afirmou a ex-ministra.

Fonte: Organización de Universidades Católicas de América Latina y El Caribe

Leia também 
Kroton Educacional: "Em termos de educação pública nunca experimentamos um inimigo como esse"


BUSCA