Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

13.12.2017 sons do cerrado bConvidamos os/as professores/as e seus/suas familiares para o espetáculo “Músicas do Brasil de Dentro - Os ternos Chegaram” que será realizado de 18 a 22 de dezembro 2017, em duas sessões diárias - às 15h e 19h30 - no Centro Cultural da UFG (Praça Universitária). A entrada é franca.

“Músicas do Brasil de Dentro – Os Ternos Chegaram” é uma produção artística elaborada a partir de um longo trabalho de pesquisa antropológica e etnomusicológica no Cerrado, realizada pelo Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás. As músicas de domínio público fazem parte de uma manifestação cultural conhecida como Pastorinhas, festa religiosa que revive o nascimento do Deus menino e a adoração de pastores e magos. Os grupos de Ternos saem às ruas em procissão portando arcos enfeitados e entoando seus cantos acompanhados de instrumentos variados; passando de casa em casa são recebidos de portas abertas, com muita fartura, fé e alegria. Essa festa ritual é praticada até os dias atuais, no período de 25 de dezembro a 6 de janeiro nos estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais.

O repertório escolhido para o espetáculo foi registrado em Correntina, oeste baiano, e é formado por Cantos da Rua, Cantos da Porta, Cantos da Entrada, Cantos da Sala e Cantos da Despedida. Os Ternos das Borboletas, Ciganinhas, e o Terno da Lira são alguns dos motivos cantados em melodias brejeiras e letras baseadas na solidariedade, hospitalidade e acolhimento, princípios dos povos do Brasil de dentro com suas raízes indígenas, africanas e Ibéricas. As músicas entremeadas por intervenções teatrais que dialogam com o público valorizam o modo de vida rural e interiorano onde o cuidar, o ofertar, repartir, e se alegrar coletivamente é cantado e celebrado fazendo a ponte com os símbolos mais profundos do Natal.

Os cenários criados por Wagner Gonçalves, iluminação de José Junior e figurinos originais de Isabela Nascente e Claudio Livas foram inspirados nas festas rituais populares, que também serviram de fonte para a elaboração dos arranjos camerísticos interpretados pelo grupo Sons do Cerrado. Com pesquisa de Altair Sales Barbosa, Andrea Luisa Teixeira e Leandro Caetano, arranjos do maestro Jarbas Cavendish (piano), interpretação dos músicos Alba Franco (vocal), Veronica Aldé e Rosana Rodrigues (flautas), Marcelo Maia (baixo), Almir Pessoa (viola) e Edilson Morais (percussão) que dão o tom do trabalho; roteiro e textos de Larissa Malty e participação especial de Fernanda Pimenta (atrizes) que movimentam a cena e o pensamento do público. A realização da “Temporada de Natal - Músicas do Brasil de Dentro” é um tributo aos povos tradicionais que lutam para continuar vivendo com dignidade em suas terras e com seus modos de vida, e propicia ao público uma leitura contemporânea de mundo pautada na sabedoria e beleza desse Brasil profundo onde se faz urgente os cuidados com a natureza, casa comum de todos os povos.

“Músicas do Brasil de Dentro - Os ternos Chegaram”
Data: 18 a 22/12/2017
Horários: Duas sessões diárias, sendo a primeira às 15h e a segunda, às 19h30
Local: Centro Cultural da UFG (Praça Universitária).
Entrada franca

 

 

13.12.2017 sons do cerrado


BUSCA