Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

05.12.2017 joquei clubeA Apuc manifesta apoio à luta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) e da sociedade goiana em defesa do Jóquei Clube de Goiás - um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos do estado. Projetado em 1962 pelo maior nome vivo da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, a edificação do Jóquei Clube integra o movimento moderno brasileiro, constitui referência no Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade dos goianienses.

A sede do Jóquei, clube mais antigo de Goiânia, cujo terreno possui aproximadamente 22 mil metros quadrados, está à venda para pagamento de dívidas. A área localizada na Av. Anhanguera e Rua 3, no Centro, encontra-se, segundo a imprensa local, em avançada fase de negociações. Além do Jóquei Clube, Paulo Mendes desenvolveu em Goiânia o projeto arquitetônico do Estádio Serra Dourada, da rodoviária e de uma residência localizada na rua 83, no Centro, mais tarde transformada em uma agência do Banco do Brasil – esta, a primeira residência unifamiliar projetada pelo modernista. As obras, exceto o Estádio Serra Dourada, encontram-se bastante alteradas. A rodoviária, por exemplo, foi transformada em Shopping Center. De acordo com o CAU/GO, a preservação dessas obras é importante para enriquecer o acervo da arquitetura goiana.

Premiação
05.12.2017 Arquiteto do Serra Dourada recebe prêmio do RibaEm fevereiro deste ano, Paulo Mendes recebeu a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (Riba). “Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva”, afirmou a presidente da entidade inglesa, na ocasião da premiação. O arquiteto também é detentor do Prêmio Pritzker (2006) – considerado o “Nobel” da Arquitetura – do Prêmio Mies van der Rohe (2000) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).

Nascido em Vitória, Brasil, em 1928, Paulo Mendes recebeu o reconhecimento do Riba por sua significativa contribuição à Arquitetura. “Os numerosos edifícios culturais notáveis de Mendes da Rocha, construídos em seu estilo brutalista brasileiro, com estruturas de concreto expostas e acabamentos ásperos, são amplamente associados com a transformação da cidade de São Paulo”, diz comunicado do instituto.

05.12.2017 estado serra douradaEm 1957, o arquiteto completou seu primeiro prédio célebre, o Clube Atlético de São Paulo, seguido por um grande número de outros edifícios públicos na cidade, incluindo a Capela de São Pedro (1987), o Museu Brasileiro de Escultura MuBE (1988), o Pórtico da Praça do Patriarca (1992- 2002), a Pinacoteca do Estado (1993) e o Centro Cultural Fiesp (1997). Fora de São Paulo, destacam-se o Jóquei Clube (1962) e o Estádio Serra Dourada em Goiás (1973), a Capela da Senhora da Conceição em Recife (2006) e o Cais das Artes em Vitória (2008).

Movimento “Abrace o Jóquei Clube”

05.12.2017 Salve JoqueiO Movimento “Abrace o Jóquei Clube - Arquitetos e Urbanistas em Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Sociedade” realizará o segundo ato público pela preservação da obra arquitetônica no dia 17/12/2017 (domingo), com concentração marcada para 10 horas, em frente ao clube. O primeiro ato público ocorreu no dia 03/12/2017 com repercussão na imprensa e nas redes sociais pela preservação do clube. Também foi criada uma petição foi criada na Avaaz.org para que seja mantida a estrutura do Jóquei Clube (Clique aqui para assinar e encaminhe aos/às amigos/as).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do CAU/GO e do Blog do Bráulio
Fotos: CAU/GO, Blog do Bráulio, Acervo da Bola e Movimento “Abrace o Jóquei Clube - Arquitetos e Urbanistas em Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Sociedade”


BUSCA