Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

06.11.2017 Exposicao icones negros cartaz Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Cartola, Daiane dos Santos, Zezé Motta, Martin Luther King, Toni Morrison, Malcolm X entre outras personalidades negras são homenageadas na exposição Ícones Negros Sob o Olhar de Selvo Afonso: Cultura e História Afro e Afrobrasileira. A exposição, que será realizada Goiânia de 06 a 10/11/2017 na Câmara Municipal de Goiânia, apresenta o trabalho do artista plástico goiano Selvo Afonso que, em 40 anos de carreira, tem sua arte marcada pela valorização e dignificação das belezas negra e indígena.

Para escolha dos homenageados foram consultados cem pesquisadores de destacado envolvimento com estudo das questões relativas à África e Cultura Negra que elegeram nomes nacionais e internacionais de maior relevância para a história e a cultura do negro no Brasil e no Mundo. Para a coordenadora do Projeto Ícones Negros, professora Marilena da Silva, o método de escolha dos homenageados buscou a forma mais democrática possível. “Esses são nomes de pessoas que fizeram diferença histórica para o Brasil e para o Mundo”, afirmou a professora Marilena.

Sobre o artista
06.11.2017 Selvo AfonsoFormado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Artes Visuais, Selvo Afonso traz em sua bagagem mais de 30 exposições individuais e 70 coletivas. Em 2006, o artista rodou o país com a exposição Raízes que abriu a Conferência Intelectuais Africanos e da Diáspora. Em 2015, as telas da exposição Anjos do Brasil retratavam sorridentes crianças negras e indígenas, trabalho que teve grande repercussão. Agora, na exposição Ícones Negros o artista volta à temática da cultura negra, dessa vez retratando os seus maiores expoentes. Em seu trabalho Selvo Afonso sempre teve o cuidado de representar o negro de forma altiva. “Talvez com cores e formas possamos mostrar que somos iguais, feitos do mesmo pó, pelas mãos do mesmo criador e que um dia estaremos juntos”, explica o artista.


A exposição é uma realização da Associação Pérola Negra e conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Cada quadro de um Ícone tem o cuidado de trazer a biografia deste e a descrição da obra também em Braille. Antes da Câmara Municipal de Goiânia, a exposição foi apresentada na Galeria do Senado Federal em Brasília.

Exposição Ícones Negros Sob o Olhar de Selvo Afonso: Cultura e História Afro e Afrobrasileira
Data: De 06/11 a 10/11/2017
Local: Câmara Municipal de Goiânia
Entrada Franca
OBS: De 13 a 21/11/2017, as obras serão expostas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

06.11.2017 Selvo Afonso pintando

 


BUSCA