26.09.2017 Mesa redonda nao ha cura para o que nao e doencaO Conselho Regional de Psicologia (CRP 09) promove,  a palestra “Não há cura para o que não é doença: Psicologia, Ética e Sexualidade”. O evento, realizado em parceria com o Centro Acadêmico de Psicologia da UFG, ocorrerá no dia 09/10/2017 (segunda-feira), às 19 horas, no Auditório da Faculdade de Educação da UFG, com palestras da presidenta do CRP 09, Ionara Rabelo, doutora em Psicologia e pesquisadora em Saúde Mental, Gênero, Violência e Saúde Coletiva; Marcelo Assis, mestrando em Psicologia e pesquisador de Gênero e Sexualidade e Mayk da Glória, presidente da Comissão Direitos Humanos CRP 09, especialista em  Saúde Mental e pesquisador de Gênero e Sexualidade.

No dia 15/09, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, concedeu uma liminar que, na prática, torna legalmente possível que psicólogos/as ofereçam pseudoterapias de reversão sexual, comumente conhecidas por cura gay. A medida repercutiu na imprensa nacional e internacional.

Dessa forma, faz-se necessário discutir sobre as questões de gênero, orientação sexual e preconceito, além de pautar um amplo debate acerca da ética na psicologia e da necessidade do/a psicólogo/a em não permitir que outras instâncias que desconheçam a psicologia definam o que deve ser realizado pela categoria, utilizando a psicologia como ferramenta para opressão.

Palestra “Não há cura para o que não é doença: Psicologia, Ética e Sexualidade”
Data: 09/10/2017 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Faculdade de Educação da UFG (Praça Universitária)

Palestrantes:
Ionara Rabelo
Presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Goiás (CRP 09), doutora em Psicologia, pesquisadora em Saúde Mental, Gênero, Violência e Saúde Coletiva.

Marcelo Assis
Mestrando em Psicologia, pesquisador de Gênero e Sexualidade.

Mayk da Glória
Presidente da Comissão Direitos Humanos Conselho Regional de Psicologia – Goiás (CRP 09), especialista em Saúde Mental, pesquisador de Gênero e Sexualidade.

Leia também

CRP 09 realiza, na sede do conselho, a conversa com discentes "Não há cura para o que não é doença"

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do CRP 09 e do Centro Acadêmico de Psicologia da UFG


BUSCA