Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

23.09.2017 voz professorAlguns alimentos, bebidas, fatores ambientais e maus hábitos cotidianos podem ser considerados inimigos/a da boa saúde vocal. Na lista estão alimentos condimentados, leite e derivados, chocolates, achocolatados, café, chá preto, bebidas alcoólicas, poluição, poeira, ambientes ruidosos, choque térmico, abuso vocal, refluxo gastroesofágico, pastilhas e sprays para a garganta, entre outros.  De acordo com a fonoaudióloga Lilian de Moura Borges Cintra, professora do Departamento de Fonoaudiologia da PUC Goiás, mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela mesma Universidade e especialista em voz pela Unifran (Universidade de Franca), o segredo está na prevenção e no equilíbrio para uma vida saudável.

24.09.2017 lilian de moura b

Em entrevista ao Site da Apuc, a fonoaudióloga Lilian de Moura Cintra explica quais são os elementos nocivos à promoção da saúde vocal e as medidas necessárias a serem adotadas no dia a dia para preservamos a voz.



Quais são os/as inimigos da voz?
Lilian de Moura: Vamos começar falando sobre os/as inimigos/as da voz relacionados à alimentação que estão presentes no nosso cotidiano, entre eles, 24.09.2017 pimentadestacamos os alimentos muito condimentados. Ou seja, o uso de muita pimenta. A orientação é buscar sempre uma alimentação saudável, principalmente para aquelas pessoas que possuem a doença do refluxo gastroesofágico, que apresenta problemas no funcionamento da válvula entre o esôfago e o estômago. São pessoas que não devem comer muito de uma vez e nem ficar muitas horas sem se alimentar, por causa da produção de ácido. 

Esse ácido volta do estômago e, às vezes, sobe pelo tubo do esôfago chegando até a laringe banhando a prega vocal. Como é um ácido, irrita a mucosa que é muito sensível, ela fica inchada. Às vezes, pode causar verdadeiras erupções. 

Geralmente, os médicos recomendam uma dieta alimentar, o uso de medicamentos, cuidados como evitar deitar depois que se come, evitar tomar líquido durante as refeições ou em uma quantidade grande e de uma vez só. Fazendo uma analogia simples do balão com o estômago, lembramos que se o estômago está cheio é como se fosse um balão e, na medida em que apertamos o fundo, o conteúdo volta porque esta válvula não está funcionando bem.

É muito comum encontrarmos professores/as que possuem o hábito – e isso faz parte da nossa cultura – de tomar leite com Toddy ou outro achocolatado no café da manhã. Nesse caso, entre o leite e o café recomendamos para o professor/a que vai lecionar às 7 horas da manhã o café – ele é menos prejudicial. Os dois possuem efeitos divergentes. O leite deixa a saliva mais viscosa e muitos resíduos na cavidade oral, que provoca o risco é de desenvolver o pigarro. Cada vez que a pessoa fica pigarreando, ela agride a mucosa da prega vocal e, ao final do dia, a voz fica ruim. É importante substituir o leite, o achocolatado e isso se aplica também para os chocolates em geral. Embora o pigarro apareça não somente por causa do leite e derivados, esses fatores contribuem diretamente.

O café tem um efeito inverso ao do leite e resseca a mucosa. Não é recomendável tomar leite e nem café imediatamente antes do uso da voz. Mas em relação ao cafezinho, depende da quantidade ingerida. Se o/a professor/a toma um cafezinho e, ao longo da aula de 1h30, por exemplo, ele/a está com a sua garrafa de água, repondo com pequenos goles, não há problema. O ruim é tomar café em excesso, de 10 a 15 xícaras por dia. Quanto ao leite, ao invés de tomar antes das 7 horas, recomendamos ao/à docente que leciona no primeiro horário, tomar o leite mais tarde, após o término da atividade vocal.. Dessa forma, ele/a pode tomar o leite dele/a, comer um pedaço de queijo, tomar o iogurte, mas é importante higienizar muito bem esta cavidade oral por causa dos resíduos, do pigarro, da alteração do PH. Outra opção é substituir o leite por sucos cítricos - se o estômago e a dieta dele/a permitirem - suco de laranja, suco de limão, sucos em geral sem leite.

Tomar café que é um hábito muito comum da categoria e que pode ser verificado nas salas dos/as professores/as. Qual outra medida pode ser adotada em relação ao café para promover o equilíbrio?
Lilian de Moura: O correto é equilibrar sempre. Se tomou um cafezinho, aumente a ingestão de água. Não adianta tomar o café e depois beber refrigerante 24.09.2017 voz e refriporque nessa situação teremos dois fatores que promovem o ressecamento da mucosa: o café e o refrigerante.

Se o/a professor/a tomar até quatro cafés ao longo do dia, não fará mal à saúde vocal, desde que aumente a ingestão de água com pequenos e frequentes goles.

Qual outro/a inimigo/a da voz que os/as docentes devem tomar cuidado no cotidiano?
Lilian de Moura: São muitos os inimigos da voz com os quais nos deparamos constantemente. Muitas dúvidas surgem em relação aos alimentos gelados. O/a professor/a deve tomar a água gelada? Sugiro que não! Alimentos gelados causam um choque térmico. A sua temperatura corporal, por exemplo, pode estar em torno de 36 graus e a água gelada, numa temperatura bem inferior a esta. Quando a pessoa toma a água gelada, às vezes sente que a voz muda imediatamente porque o corpo entende que ele está sendo agredido e que precisa se proteger. Automaticamente, aumenta a produção de secreção para proteger a mucosa. A mucosa da prega vocal é, muito sensível.

É preferível substituir a água gelada por misturada, até se adaptar com a água em temperatura ambiente. Se não tiver jeito e a água estiver gelada – o que pode ocorrer em situações em que o/a docente está ministrando palestras – orientamos colocar os primeiros goles na boca e acostumar com a temperatura na cavidade oral, como se “quebrasse o gelo” e depois engolir para diminuir o impacto do gelado no corpo. Isso vale para qualquer bebida que seja muito gelada ou muito quente. Isso se aplica para todas as bebidas: água, sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

É preciso tomar cuidado com os chás.  O chá preto, em grandes quantidades, ressecará a mucosa. Já os chás de erva-cidreira e camomila, não provocam ressecamento e hidratam. O inimigo entre os chás nesta época do ano é o chá preto. Se for tomar, que seja como o café, em pequenas quantidades, e aumentando a ingestão de água para equilibrar.

Outro hábito daninho para a voz é chupar gelo para se refrescar, pois o efeito será o mesmo. Como a água está sempre presente na nossa vida, é mais suportável tomar uma água em temperatura ambiente do que outras bebidas que podem alterar o sabor. Para quem gosta de tomar uma cerveja, não deve ser muito agradável tomar uma cerveja quente, quanto é suportável tomar uma água em temperatura ambiente. Essas trocas que favorecem o/a professor/a são necessárias. Sugiro que tome a água em temperatura ambiente para que possa tomar a cerveja gelada quando quiser. Se consome tudo gelado, vai chegar uma hora em que ele/a não vai poder mais.

É importante o cuidado de que a garrafa de água faça parte do cotidiano do/a professor como um instrumento de trabalho. Se a água estiver do seu lado na sala de aula, você toma.

Quais são os outros agressores da voz?
Lilian de Moura: As bebidas alcoólicas em geral. Cada tipo de bebida provoca um efeito diferente na prega vocal. A cerveja, por exemplo, é uma bebida alcoólica muito comum na vida do/a brasileiro/a e contempla um momento de relaxamento - também necessário para a categoria docente, que possui uma carreira extremamente estressante. A ideia não é proibir – estamos considerando apenas o uso da voz e não estamos falando de nenhum outro problema de saúde ou doença de base que ele/a possa ter.

24.09.2017 vinho e aguaSituações que amenizam o estresse são muito importantes tanto para as pessoas quanto para a voz e é o que acontece com a cerveja, que provoca um relaxamento. Como ela causa um ressecamento significativo da mucosa e desidrata o organismo, é necessário aumentar a ingestão de água. Tanto que quando uma pessoa tem ressaca por bebida, um dos primeiros sintomas é a sede e a dor de cabeça porque perdeu líquido. Pode tomar cerveja? Pode, mas tem que tomar água. Pode tomar o vinho? Sim, mas equilibre com água. Nesse caso, é fácil observar nos restaurantes que elas servem sempre um cálice de vinho e uma taça com água. Só que não temos o hábito de fazer isso com a cerveja.

O efeito das bebidas destiladas no organismo é pior. As bebidas destiladas causam uma anestesia da mucosa e, principalmente aquele/a professor/a que também toca violão no final de semana, no churrasco com os/as amigos/as, ele/a se torna uma vítima porque ele/a bebe, fica mais relaxado/a, anestesia todo o trato vocal dele/a e não percebe que está fazendo um esforço muito grande e ainda diz “a minha voz fica mais solta”. Fica mais solta porque ele/a não sente dor, exagera no abuso vocal e, no dia seguinte, ele/a precisa dar aula. O problema das bebidas destiladas é esse: elas anestesiam e as fermentadas, como a cerveja, a pinga, além desse efeito do álcool, elas ainda ressecam a mucosa.

Quais hábitos são nocivos para a voz dos/as professores/as?
Lilian de Moura: Temos uma série de hábitos que trazem prejuízos grandes no cotidiano. É muito comum encontrarmos pessoas que aplicam sprays na garganta. Sentem um desconforto e aplicam remédios que, muitas vezes, possuem álcool em sua formulação, provocando o efeito anestésico. Não se pode fazer o uso de sprays e pastilhas indiscriminadamente. São medicamentos e devem ser usados sob prescrição médica, pois  mascaram problemas que podem ser tornar mais graves depois.

24.09.2017 roquidaoQualquer rouquidão que aparecer sem causa aparente – o indivíduo não está gripado e não está com crise alérgica - começou a ficar rouco/a e essa rouquidão persistiu por mais de 15 dias é sinal de que alguma coisa está acontecendo e ele/a precisa procurar um/a médico/a. Um dos principais sintomas de problema vocal é a rouquidão. Trata-se de um problema de saúde que pode ser um dos sintomas de câncer de laringe. Se a pessoa é fumante, se faz uso de bebida alcoólica, o risco dela aumenta em mais de 40%. E se ela começa a ter rouquidão com essa característica, precisa ficar atenta.

Existem outros tipos de rouquidão que aparecem por mau uso da voz ou por abuso vocal. É comum encontrarmos as pessoas carregarem na bolsa “cristais de gengibre”. Não há estudos que comprovem a eficácia do gengibre na voz. O gengibre possui propriedades que são irritativas para a mucosa, tanto que quando tomamos, a língua fica formigando. Os cristais de gengibre são irritativos. Agora, se o gengibre vai fazer bem para o resfriado, é outra coisa. Estamos falando de coisas diferentes e também não tem estudos que comprovem. Isso vale para o mel e para o própolis. A ideia que as pessoas tem é de que quando elas tomam mel ou até mesmo quando usam sprays, essas substâncias vão lá na prega vocal e promovem uma limpeza. Na verdade, entram pela cavidade oral e, quando engolidas, vão para o estômago. Não tem contato com a prega vocal. Até porque se tiver contato com a prega vocal, a pessoa engasga porque o caminho é outro. É preciso entender isso.

Se o/a professor/a possui dificuldades em usar a voz, fala muito alto ou muito baixo, faz esforço ao falar, sente fadiga no final da aula, ele/a precisa ser orientado por um médico/a otorrinolaringologista e um/a fonoaudiólogo/a. Consultas rotineiras, controle da saúde vocal deveriam ser feitas pelo menos uma vez ao ano, para que tenhamos qualidade de vida e, assim, evitarmos problemas vocais que frequentemente tornam-se incapacitantes para o trabalho.

Fonte: Carolina Skorupski, Assessoria de Comunicação da Apuc


BUSCA