Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

18.09.2017 Direitos humanos no brasilDe 02 a 07/10/2017, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Pesquisas em Direitos Humanos da UFG promove o "Seminário Direitos Humanos no Brasil: Uma Difícil Relação". As palestras ocorrerão em diversos auditórios da Universidade Federal de Goiás localizados na Praça Universitária. As inscrições são gratuitas e dever ser realizadas antecipadamente neste link

CONSTITUIÇÃO E EXCEÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: PATOLOGIA NEO-CONSTITUCIONAL    

Data: 02/10/2017 (Segunda-feira)
Horário: Das 15 às 18 horas
Local:Auditório do Centro de Aulas D da UFG

Palestrantes:
Pedro Estevam Serrano
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor de Direito Constitucional na Graduação e de Teoria do Direito no Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  

João da Cruz Gonçalves Neto
Possui graduação em Filosofia pela UFG (1989), graduação em Direito pela UFG (1998), mestrado em Filosofia pela UFG (2000), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e pós-doutorado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG. 

O DILEMA FUNDAMENTAL DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS
Data: 03/10/2017 (terça-feira)
Horário: Das 19h30 às 22 horas
Local:Auditório da Faculdade de Educação da UFG

Palestrantes:
Antônio Alberto Machado
Professor livre-docente da Unesp. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra. Ex-membro da Comissão de Direitos Humanos para a Reforma do Judiciário, Ministério da Justiça. Autor dos livros Curso de Processo Penal, Teoria Geral do Processo Penal, Ensino Jurídico e Mudança Social e Elementos para uma Teoria dos Direitos Fundamentais.

Ricardo Barbosa de Lima
Possui Bacharelado (1991) e Licenciatura Plena (1993) em Ciências Sociais pela UFG, mestrado em Sociologia (1999) e doutorado em "Desenvolvimento Sustentável", ambos pela UnB (2005). Durante o Doutorado realizou cursos de formação na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM - México), Faculdad de Ciencias Políticas y Sociales e no Centro de Investigaciones Interdisciplinares en Ciencias e Humanidades; Laboratório de Metodologia Quantitativas em Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.


O DIREITO PENAL DA GUERRA ÀS DROGAS
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: Das 19h30 às 22 horas
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG

Palestrantes:
Luís Carlos Valois
Juiz de direito titular da Vara de Execuções Penais do Amazonas. Mestre e Doutor em Direito Penal e Criminologia pela USP - Largo de São Francisco. Professor de Execução Penal na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM. Professor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas. Presidente da Comissão de Política de Drogas do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCrim. Membro da Academia de Letras e Ciências Jurídicas do Amazonas. Membro da Associação de Juízes para Democracia.

Bartira Macedo de M. Santos
Possui mestrado em Direito - Área de concentração: Ciências Penais pela UFG (2003) e doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). É atual diretora da Faculdade de Direito da UFG. É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, onde ministra as disciplinas de Direito Processual Penal e Direito Penal e é professora permanente do Programa de Mestrado em Direito Agrário. Atualmente é Conselheira Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Goiás, diretora do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais em Goiás e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

PENA DE PRISÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-LIBERTÁRIA
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: Das 19h30 às 22 horas
Local: Auditório do Centro de Aulas D da UFG

Palestrantes:
Amilton Bueno de Carvalho
Doutor honoris causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis. Doutor honoris causa pela Faculdade Direito de Cachoeiro do Itapemerim. Ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Membro do Instituto dos Advogados do RS. Membro da Associação dos Juízes para a Democracia. Professor de diversos cursos de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal. Membro do Conselho Científico do Instituto Latinoamericano de Altos Estudos – Colômbia. Autor de diversos livros e trabalhos publicados no Brasil e na Colômbia, Espanha (País Basco, Granada, Madrid) e México. Palestrante nacional e internacional proferindo palestras na Argentina, Alemanha, Espanha (País Basco, Universidade de Andaluzia e Huelva), México, Colômbia (Bogotá, Cali e Medellin) e Coimbra. Recebeu Prêmio de Destaque em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, Brasil.

Michele Cunha Franco
Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC -GO(1994) , mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2004) . Cumpriu programa PDSE/CAPES na University of Alberta Canada. Cumpriu programa de pós doutoramento PNPD/CAPES junto ao PPGIDH da UFG , atualmente é Professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, pesquisadora do NECRIVI e Núcleo de Direitos Humanos, ambos da UFG. Atua principalmente nos seguintes temas: criminalidade violenta; violência contra a mulher; violência institucional;análise sistema jurídico ; punitivo ; dados sobre crimes contra a vida ; políticas de segurança pública; análise de fluxo processual de crimes de homicídio, crimes de homicídio; Direitos Humanos.

A COLONIALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS
Data: 06/10/2017 (sexta-feira)
Horário: Das 19h30 às 22 horas
Local: Auditório do Centro de Aulas D da UFG

Palestrantes:
Luís Eduardo Gomes do Nascimento
Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Professor na Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Ex-Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - PE. Mestrando em Ecologia Humana na Universidade do Estado da Bahia, Uneb. Advogado.

Cesar Augusto Baldi
Doutor em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, España. Mestre em Direito pela Ulbra/RS. Professor de Antropologia Jurídica na EBN, Brasília. Professor da Universidade Luterana do Brasil até 2007. Servidor do Tribunal Regional Federal da 4a Região desde outubro de 1989. Pesquisador do Núcleo de Estudos para Paz e Direitos Humanos (NEP) da Universidade de Brasília. Lecionou Introdução ao Estudo do Direito,Direito Administrativo e Direito Constitucional. Editor de "Direitos humanos na sociedade cosmopolita" (ed. Renovar, 2004) e "Aprender desde o sul" (ed. Fórum, 2015).

Vilma de Fátima Machado
Possui graduação em História pela UFG (1988), especialização em Museologia pela UFG(2002), mestrado em História das Sociedade Agrárias pela UFG (1995) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2005). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás e Revisora de periódico da Revista Direito Ambiental e Sociedade (UCS). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.Atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvimento Sustentável, Discurso,Nações Unidas, Poder Saber, Questão Ambiental e Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Pesquisas em Direitos Humanos da UFG

 

 

 

 


BUSCA