Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

13.09.2017 eleicoes da CIPA voteAs eleições das CIPAs da PUC Goiás para a gestão 2017/2018 terminam nesta sexta-feira (15/09). É fundamental que professores/as e funcionários/as elejam seus/suas representantes de cada câmpus. A votação ocorre pelo site www.pucgoias.edu.br/cipa A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conforme determina a Norma Regulamentadora n. 5 (NR 5), tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar o trabalho compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do/a trabalhador/a. 

 

A CIPA é composta, paritariamente, por membros designados pelo empregador e por representantes dos/as empregados/as a serem eleitos/as em escrutínio secreto, conforme determina a NR 5, ambos com mandato de um ano e divididos/as entre titulares e suplentes. São realizadas 12 reuniões ordinárias da CIPA durante o ano, sendo que os/as membros titulares devem perder o mandato, sendo substituídos/as por suplentes, quando faltarem 4 reuniões ordinárias sem justificativa.

A PUC Goiás possui atualmente quatro CIPAs – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – em decorrência das distâncias entre os Campi e o número de funcionários/as em cada um deles, conforme determina da NR 5. São elas:

1) CIPA Campus I - localizada no Setor Universitário, engloba as seguintes unidades:
- Todas as sete Escolas da PUC Goiás sediadas nas Áreas 1, 2, 3, 4, 5 e 6:
  Escola de Artes e Arquitetura
  Escola de Ciências Exatas e da Computação
  Escola de Engenharia
  Escola de Formação de Professores e Humanidades
  Escola de Gestão e Negócios
  Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
  Escola de Ciências Sociais e da Saúde
- PUC Idiomas 
- Pós-graduação (Especializações, Mestrados e Doutorados)

Deve ser composta, pela quantidade de docentes e funcionários/as administrativos/as que engloba, por 14 membros sendo 7 designados pela Administração Superior da PUC Goiás e 7 eleitos/as como representantes dos/as trabalhadores/as da instituição (professores/as e funcionários/as) – quantidade que divide-se entre membros titulares e suplentes.

2) CIPA Campus 5 – localizada no Jardim Goiás, engloba a Escola de Direito e Relações Internacionais e também da Escola de Comunicação.

Deve ser composta, pela legislação vigente, por 12 membros, sendo 6 designados pela Administração Superior da PUC Goiás e 6 eleitos/as como representantes dos/as trabalhadores/as da instituição (professores/as e funcionários/as). quantidade que divide-se entre membros titulares e suplentes.

3) CIPA Campus 2 – localizada no Jardim Marilizia, engloba a Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, o ITS (Instituto do Trópico Subúmido), o Memorial do Cerrado e o Centro de Convenções.

A composição desta CIPA, de acordo com a norma vigente, deve ser de 8 membros, sendo 4 designados pela Administração Superior da PUC Goiás e 4 eleitos/as como representantes dos/as trabalhadores/as da instituição.

4) CIPA Campus 3 – localizada no Jardim Novo Mundo,  engloba o setor operacional de serviços da PUC Goiás e a Clínica Escola-Vida, que serve de prática de estágio para diversos cursos, entre eles Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem.

Esta CIPA, pela legislação, deve ser composta por 4 membros, sendo 2 designados pela Administração Superior da PUC Goiás e 2 eleitos/as como representantes dos/as trabalhadores/as da Universidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do Guia Trabalhista e do Ministério do Trabalho


BUSCA