Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

11.09.2017 homenagem luiz eduardo jorgeA abertura do Seminário "Césio 137 - 30 Anos: Questões Atuais sobre a Saúde e os Direitos das Vítimas”, a ser realizada nesta terça-feira (12/09), às 8 horas, na sede da Asmego (Associação dos Magistrados do Estado de Goiás - Rua 72, n. 192, no Jardim Goiás) ocorrerá com uma homenagem ao cineasta e professor Luiz Eduardo Jorge, autor do filme "Césio 137: O Brilho da Morte", que faleceu no dia 27/05 deste ano, em decorrência de complicações de uma infecção contraída após uma cirurgia na coluna. A informação sobre a homenagem é do coordenador do Fórum Permanente sobre o Acidente com o Césio 137, Júlio Nascimento.

O documentário “Césio 137 - O Brilho da Morte”, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais de cinema,  abordou a história do maior acidente radiológico do mundo, a partir do universo das vítimas que tiveram contato direto e indireto com partículas da cápsula de Césio 137, violada de um aparelho de radioterapia abandonado nos escombros do extinto Instituto Goiano de Radioterapia, em Goiânia (GO), no dia 13 de setembro de 1987 – região onde localiza-se atualmente o Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

Para dar a dimensão histórica e sociológica do acidente, o filme contextualizou a tragédia com o Césio 137 no âmbito da política da Energia Nuclear, verificando os principais acidentes nucleares que ocorridos desde 1957 até aquela data, sendo o primeiro deles, o acidente atômico registrado na Usina de Liverpool, na Inglaterra, passando pela Segunda Guerra Mundial com a bomba atômica de Hiroshima e Nagazaki e o acidente russo de Tchernobil, alertando para o constante perigo do uso da energia nuclear à vida no planeta (acesse aqui os dados Blog Transparência Nuclear sobre os acidentes radiotivos).

Em 2012, Luiz Eduardo Jorge foi convidado com o filme "Césio 137: O Brilho da Morte", para o Uranium Film Festival, realizado em Berlim (Alemanha), por causa da importância social da obra no contexto de produção de filmes sobre energia nuclear (veja aqui).

Segue, abaixo, a programação completa das atividades que marcam os 30 anos do acidente radiológico com o Césio 137 em Goiânia:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Leia também

Eventos marcam os 30 anos do acidente com o Césio 137

Aos 30 anos da tragédia de Goiânia, vítimas criam Fórum Permanente Sobre o Acidente com o Césio 137

MPF/GO realiza evento e ações em memória dos 30 anos do acidente com Césio 137 em Goiânia

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do Fórum Permanente sobre o Acidente com o Césio 137


BUSCA