Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

04.09.2017 maca 2A maçã é considerada pelos profissionais de fonoaudiologia como uma ótima aliada da saúde vocal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA), as propriedades adstringentes da maçã auxiliam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância da voz e, além disso, o movimento de mastigar a maçã deixa mais solta a musculatura responsável pela articulação das palavras. Entretanto, a entidade faz o alerta de que mesmo com essas propriedades adstringentes, apenas a ingestão de maçã não é tratamento para a voz rouca e, em casos de rouquidão por mais de 15 dias, deve-se procurar um/a especialista (acesse aqui a relação de profissonais de fonoaudiologia conveniados/as com a Apuc).

A fonoaudióloga e professora da PUC Goiás, Thelma Perini, que proferiu recentemente palestra no “Curso de Formação Saúde do/a Professor/a em Debate” promovido pelo Sinpro Goiás, orienta às professoras que ministram aulas no primeiro horário da manhã a ingerirem maçã em jejum porque a fruta funciona como “um detergente das pregas vocais (popularmente conhecidas como "cordas vocais" proporcionando a limpeza do muco matinal”. 

Segundo ela, as mulheres, por questões culturais, não possuem o hábito de escarrar e cuspir pela manhã o muco acumulado durante o repouso noturno. Em média, explica, as mulheres demoram aproximadamente 60 minutos depois de acordarem para apresentarem um padrão vocal normal. Dessa forma, o muco acumulado no início do período matutino acaba exigindo que as professoras realizem um esforço vocal maior no exercício profissional e, por este motivo, a recomenda-se a ingestão de maçã para auxiliar na higiene vocal. 

Ela ressalta que o hábito de incluir a maçã na alimentação é saudável tanto para as professoras quanto para os professores.

Leia também

Triagem Vocal marca o Dia Mundial da Voz na Apuc

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc


BUSCA