Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

27.08.2017 beba aguaUm recente estudo realizado com a utilização de banco de dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Região Centro/RS), previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), verificou a melhora quase imediata da rouquidão em profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, entre eles/as, os/as professores/as, após a ingestão de água. O resultado desse estudo está presente no artigo “Hidratação vocal em profissionais e futuros profissionais da voz”, de autoria das pesquisadoras Márcia do Amaral Siqueira, Gabriele Rodrigues Bastilha, Joziane Padilha de Moraes Lima e Carla Aparecida Cielo, foi publicado na Revista CEFAC Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal.

Diante desse estudo que evidencia a importância desta simples medida de prevenção para a saúde vocal, o Site da Apuc entrevistou a fonoaudióloga e professora da PUC Goiás, Thelma Perini, sobre o tema. No ano passado, ela proferiu palestra no “Curso de Formação Saúde do/a Professor/a em Debate”, promovido pelo Sinpro Goiás. Leia, a seguir, a entrevista:

Qual é a importância de se beber água para a saúde vocal?
27.08.2017 thelma periniThelma Perini: Estudos e pesquisas apontam que o mau uso da voz está diretamente ligado a fatores de risco como o exercício da profissão. A nossa profissão de professor e de professora é de risco. Nós precisamos da voz e usamos a voz como canal de comunicação e a primeira ação preventiva recomendada é a hidratação das pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais. 

Ao falar, inspiramos pela boca e, assim, provocamos o ressecamento de toda a mucosa tanto de boca, larige, faringe e pregas vocais. Com o passar do tempo, se não houver a hidratação adequada, isso leva ao abuso vocal; ou seja, ao mau uso da voz. Recomenda-se beber água regularmente, em pequenos goles. Para facilitar a compreensão, recomendo aos/as professores/as usarem como referência um copinho de café descartável. Durante as orientações que promovo nas escolas, quando os/as professores/as me dizem que já bebem água, pergunto sempre: você bebe água como? É preciso beber água de maneira adequada para manter a mucosa hidratada.

Isso significa que não é recomendável beber muita água em grandes intervalos?
Thelma Perini: O importante é beber água com regularidade e em pequenos goles. O hábito de carregar a garrafa de água para a sala de aula é muito saudável, pois possibilita ao professor e à professora hidratar as pregas vocais durante o uso da voz, recomenda-se que isso seja feito a cada 30 minutos. Algumas pessoas utilizam aplicativos de celular para avisar que é preciso beber água. (acesse aqui o link com alguns aplicativos de celular) . O uso desses aplicativos é recomendável, pois são desenvolvidos por profissionais da área.

O momento do esforço das pregas vocais exige mais hidratação? 
Thelma Perini: Claro, o momento do esforço exige mais cuidado com a hidratação, mas precisamos hidratar o corpo o dia todo. Estou falando em relação à disfonia e à hidratação vocal do/a trabalhador/a que faz o uso profissional da voz. Mas a água é vital para nós! Em Goiás, temos um prejuízo maior nesta época do ano por causa da baixa umidade do ar que, no período vespertino, chega a menos de 20%. 

Com o calor e a baixa umidade do ar, também utilizamos mais ar condicionado, que também retira a umidade do ar ou usamos ventilador, que ressaca muito mais a nossa mucosa. Esses são fatores de risco para nós da Região Centro-Oeste. A nossa umidade do ar está muito baixa e deve ficar assim até outubro com a chegada das primeiras chuvas. Outro agravante são as queimadas, que infelizmente ainda acontecem, e provocam o ressecamento de toda a nossa mucosa, da pele. 

Essa ação preventiva é fundamental, mas temos ainda muitos fatores de risco para a saúde vocal como o cigarro, álcool, alimentação inadequada. Para um primeiro momento, estamos falando da importância da hidratação e de se carregar a água. Esse cuidado é básico: precisamos beber água como remédio. Usar como remédio, 20 vezes ao dia. Quem carrega a água, sempre se lembra de beber.

A água pode ser considerada como um “santo remédio” na medida em que ela é tão importante na prevenção da saúde vocal, em casos gripais também dilui as secreções, além de outros benefícios?
Thelma Perini: Hoje, cada vez mais, os especialistas estão dando muita importância para a hidratação do corpo como um todo. Não só para a voz profissional. Basta procurar um/a nutricionista que ele/a vai dizer sobre a importância da água para a limpeza do corpo. Uma boa hidratação tende a equilibrar também a pressão sanguínea, o fluxo renal e o fluxo pulmonar porque vai diminuir o muco. É muito comum as pessoas pigarrearem quando estão com problemas de voz e, naquele movimento, elas estão fazendo um “puxa e encolhe” de toda a musculatura da prega vocal. É uma agressão e, com o passar dos anos, este movimento pode causar lesões nas fibras e musculaturas das pregas vocais, quando podendo surgir nódulos ou pólipos vocais.

27.08.2017 limitacao professor problemas vozBeber água da forma correta é uma medida preventiva recomendada pela Organização Mundial de Saúde de atenção primária à saúde. Temos que pensar na prevenção como medida de minimizar ações relacionadas à prevenção secundária e a terciária – onde encontram-se as doenças instaladas. Mas isso é um processo educacional. A partir do momento em que nos conscientizamos da importância das ações preventivas, reduzimos as consultas médicas, o uso de remédios e as intervenções cirúrgicas.

Se nós professores/as adotarmos como medidas preventivas, o uso da água com muita regularidade e sempre na temperatura ambiente, consulta médica com o otorrinolaringologista e, caso haja indicação, orientações básicas com um/a fonoaudiólogo/a. 

Leia também

Triagem Vocal marca o Dia Mundial da Voz na Apuc

Veja aqui a relação de profissionais de Fonoaudiologia conveniados/as com a Apuc

Fonte: Carolina Skorupski, Assessoria de Comunicação da Apuc


BUSCA