Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

21.08.2017 II Coloquio Adoecimento Docente UFG bNo dia 30/08 (quarta-feira), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, diversidade e Arte (NEVIDA/FE/UFG) realiza, às 8 horas, na Faculdade de Educação da UFG, o II Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente. O evento ocorrerá em continuidade ao I Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente, realizado em 2016. Naquela oportunidade, devido à intensidade e profundidade das discussões suscitadas pela prática acadêmica contraditória à possibilidade de emancipação formativa, se identificou a necessidade de prosseguir discutindo e ampliando este debate em colóquios sequenciais; dado que levou o NEVIDA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, diversidade e Arte/NEVIDA/FE/UFG) a desenvolver uma ampla pesquisa acerca dessa temática.

O eixo norteador do II Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente compreende a relação entre racionalidade, adoecimento e trabalho acadêmico docente como barbárie oculta e aparente; uma lógica institucional que administra o produtivismo na perspectiva da razão tecnicista e desumana, manifesta pelo adoecimento físico e mental, elementos estes, indicadores de sofrimento relacionados a um conjunto de fatores que representa a atividade docente como: inserção na Pós-Graduação; atividades variadas em âmbito institucional; produção por metas; relações entre pares e com alunos/as; competitividade; gestão acadêmica e administrativa (racionalidade administrada); entre outros fatores. Consideram-se múltiplos indicadores objetivos e subjetivos e seus nexos referentes às contradições do desenvolvimento técnico no mundo do trabalho na interface com aspectos teóricos e práticos como manifestação de adoecimento imediato ou prolongado.

O evento será gratuito e coordenado pela Professora Doutora Simei de Araújo Silva. Para debater o tema foram convidados/as os/as Professores/as Doutores/as Carlos Cardoso; Emílio Facas e Silvia Zanolla; além do Mestre Jorge Monteiro. Participe!

II Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente
Data:
30/08/2017 (quarta-feira)
Horário:
8 horas
Local:
Auditório da Faculdade de Educação da UFG (Praça Universitária, Goiânia - GO)
Entrada Franca

Leia também

Pesquisa revela que professores/as estão exaustos/as e desmotivados/as com a profissão

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do NEVIDA/FE/UFG


BUSCA