Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Em ofício enviado à Administração Superior da PUC Goiás no dia 11/11, o Sinpro Goiás e a Apuc propuseram a retomada da mesa de negociação, até o final deste mês de maio, a partir  de uma comissão a ser constituída com os presidentes das entidades – professores Railton Nascimento de Souza e Joseleno Vieira dos Santos, acompanhados pelo assessor jurídico do sindicato, José Geraldo Santana de Oliveira – com o objetivo de discutir formalmente a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho e também estabelecer um grupo de trabalho para estudar as avaliações institucionais docentes, propondo, já em segunda mesa, um texto base para elaboração de um estatuto para a referida avaliação. 

 

No início documento, o sindicato agradeceu o envio o ofício n. 043/2017-GR, no qual a Reitoria procurou pontuar as pré-condições para o correto e adequado para o relacionamento entre o Sinpro Goiás e a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da PUC Goiás. As entidades consideram fundamental a retomada de diálogo com a Administração Superior da PUC Goiás, mas entendem que essa abertura não pode se fazer a partir de uma imposição antecipada de condições, excluídas qualquer possibilidade de conversação. Tanto o Sinpro quanto a Apuc demonstram disposição em dialogar tendo como princípio a participação democrática e o interesse e a vontade geral da categoria, que se organiza legitimamente dentro da PUC Goiás. 

Para as entidades, a não continuidade do diálogo e as intercorrências geradas por essa razão são ruins para ambas as partes, gerando incertezas na categoria. 

Avaliação Docente

Acerca da avaliação institucional do desempenho docente com reflexo no contrato de trabalho, o sindicato destaca que, semelhante às outras PUCs, o mecanismo deve estabelecer também ao/à professor/a que recebe positiva avaliação, a progressão horizontal e vertical. Os critérios devem também nortear oportunidades de qualificação, condições propícias de trabalho, pesquisa, extensão e carga-horária plausível para o exercício da docência com dignidade.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc


BUSCA